BLOG

Colégio Santo Agostinho

Sem fronteiras

Intercâmbio estudantil e seus benefícios

Um guia completo para quem tem interesse em conhecer o programa de intercâmbio estudantil

08/09/2022 | POR Colégio Santo Agostinho

LEITURA: 6 MIN.

O intercâmbio estudantil é uma viagem internacional com tempo determinado para estudar, trabalhar ou aprender sobre outra cultura. Essa rica experiência tem muitos benefícios.

Os jovens nem sempre conseguem compreender como essa experiência pode ser rica sem ter uma conversa franca a respeito. Os pais, por sua vez, podem precisar de informações que os ajudem a entender os benefícios do intercâmbio e ter tranquilidade para incentivar seus filhos.

Pensando em tudo isso, neste conteúdo, abordamos o assunto com foco nas experiências de intercâmbio que podem ser feitas pelo Colégio Santo Agostinho. Acompanhe!

Confira os principais benefícios que os jovens colhem ao passar um tempo estudando e morando fora do país:

Benefícios de fazer intercâmbio ainda no Ensino Médio

A melhor ocasião para se realizar um intercâmbio é ainda na adolescência. Esta experiência pode representar um marco importante para o início da vida adulta.

Fazer um intercâmbio estudantil é imprescindível para o desenvolvimento pessoal, aquisição de soft skills, ou seja, habilidades comportamentais, dentre as quais destacamos:

  • Comunicação, 
  • Empatia
  • Relacionamento Interpessoal
  • Colaboração
  • Organização
  • Resiliência 
  • Capacidade de resolver problemas 
  • Pensamento criativo 

Ou seja, com um intercâmbio essas habilidades podem influenciar inclusive na escolha do futuro profissional. Uma vez que o estudante estando longe da família precisará desenvolver essas potencialidades por si.  

Aprender outro idioma e nova cultura

Intercâmbios estudantis sempre focam no aprendizado. Em geral, os que acontecem a partir do 9º ano do Ensino Fundamental  oportunizam o aprendizado de um novo idioma e de habilidades cognitivas e habilidades socioemocionais.

O mais importante é que uma vez imersos na cultura de outro país os estudantes se sentem mais estimulados a se comunicar, desenvolvendo as habilidades de comunicação e expressão. 

Além do idioma, o contato diário com uma cultura diferente é uma das principais vantagens do intercâmbio estudantil. Há países que têm características similares  com o Brasil, mas há sempre um “choque cultural” que pode ser bastante positivo.

O benefício atrelado a isso é a conquista de novos conhecimentos, novas amizades e a oportunidade de expandir os horizontes.

Veja mais: Quais os benefícios das metodologias ativas para a aprendizagem

Desenvolver valores e habilidades socioemocionais

A formação plena de estudantes e cidadãos passa não só pelo desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas também pelos valores humanos. Esse fundamento base da pedagogia agostiniana é de grande valia para a vida inteira.

Parte do aprender sobre si e sobre se relacionar bem com outras pessoas acontece por meio de experiências socioeducativas enriquecedoras, como um intercâmbio estudantil.

Vivendo em outro país, ainda que por pouco tempo, os estudantes precisam aprender mais sobre as próprias emoções, como lidar com desafios e como conduzir seus relacionamentos interpessoais de forma mais saudável e positiva.

Com isso, têm a chance de desenvolver as famosas soft skills, que nada mais são do que habilidades socioemocionais tais como autoconsciência, autogestão e consciência social – bastante valorizadas pelo mercado de trabalho.

Superar os próprios limites

A adolescência é uma fase de grandes descobertas e também de algumas inseguranças. Isso é perfeitamente natural, mas é algo que pode ser trabalhado positivamente.

Um intercâmbio estudantil pode convidar os jovens a lidar com algumas questões pessoais e usarem suas habilidades para resolvê-las sem o auxílio dos pais. 

Frente a um “medo” de não poder pedir ajuda aos pais diante de alguma situação, por exemplo, cria-se a oportunidade para identificar e confiar em uma rede de apoio diferente ou até mesmo resolver a situação por conta própria.

Ganhar em autonomia, autoconfiança e coragem

Por falar nisso, vale lembrar: “o que ela [a vida] quer da gente é coragem”, já dizia João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas (1956).

A experiência de um intercâmbio estudantil, ainda que aconteça com toda estrutura e amparo da família e dos professores, instiga os jovens a desenvolver habilidades desejáveis em todas as fases da vida, inclusive na própria adolescência. 

Falamos, por exemplo, do senso de autonomia e independência, capacidade de organização e confiança em si próprios. Ir para outro país e passar um período longe de casa e da família requer coragem, sendo um exercício transformador.

Descobrir novos interesses

A imersão em uma cultura, viabilizada pelo intercâmbio estudantil, permite que os jovens tenham contato com novas realidades que podem despertar novos interesses pessoais e até profissionais.

Essa descoberta pode contribuir para solidificar valores e orientar escolhas relacionadas ao futuro, como o curso de graduação pretendido e mais alinhados com aquilo que, de fato, interessa a cada jovem para a sua carreira.

Se destacar no mercado de trabalho

É preocupação comum dos pais e mães que seus filhos se capacitem para conquistar espaço no mercado de trabalho e trilhar uma carreira de sucesso. O intercâmbio estudantil pode ajudar.

Para além da fluência em outro idioma, recrutadores e empregadores sabem que a experiência fora do país favorece o desenvolvimento das soft skills.

Esse conjunto de fatores tende a favorecer a colocação dos jovens em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e carente de profissionais resilientes e capazes de se autogerenciar.

Fazer novas amizades e se divertir

Nem só de momentos de estudo é feito um intercâmbio. Ainda que outras atividades educacionais façam parte da programação, como é o caso dos passeios culturais e de lazer.

Equilíbrio é tudo, afinal, e a experiência cria oportunidades para que seus filhos estreitem laços com colegas do colégio e também conheçam jovens de outras nacionalidades, criando amizades saudáveis e duradouras..

Viver uma experiência única

Por fim, o último benefício do intercâmbio estudantil é uma fusão de todos os outros. Não há dúvidas de que falamos de uma experiência única e enriquecedora que, no mínimo, virará história para contar.

Na volta para a casa, a bagagem vem recheada de conhecimentos e boas lembranças. Ferramentas que serão utilizadas em diferentes momentos da vida pessoal e profissional de cada um.

Em todo caso, considerando todas as vantagens que apresentamos, é sempre fundamental entender qual o interesse dos jovens no intercâmbio estudantil e ajudá-los a entender como a experiência pode ser bem aproveitada.

Para aqueles que já demonstram certa inquietude diante da vida ou que têm forte senso de liberdade, a viagem se apresenta como uma oportunidade perfeita. Mas esses não são os únicos perfis que podem colher os benefícios.

Como indicamos, jovens que precisam desenvolver autonomia e autoconfiança  também podem viver uma boa experiência, sobretudo quando amparados por equipes preparadas.

É o que acontece nos programas de intercâmbio cultural que oferecemos e sobre os quais contamos um pouco mais a seguir.

Valores humanos na escola: Quais os ensinamentos de Santo Agostinho?

Como funciona o intercâmbio estudantil do Santo Agostinho?

O Colégio Santo Agostinho oferece duas oportunidades de intercâmbio estudantil de curta duração:

  • Para a Espanha, no 9° ano;
  • E para o Canadá, na 2a série do Ensino Médio.

Em ambos os casos, a experiência acontece durante as férias escolares de julho e os alunos são acompanhados de professores e colaboradores agostinianos, e por uma equipe no destino escolhido.

Durante três semanas, os intercambistas vivem uma imersão total na cultura local com foco na aprendizagem do idioma estrangeiro. Há uma rotina de aulas com professores especializados, material didático e emissão de certificado.

Ao longo de toda a estadia, os alunos se hospedam em residências universitárias e participam de  atividades extracurriculares, através de passeios culturais e de lazer que favorecem a imersão cultural e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Café da manhã, almoço e jantar inclusos, além de outros benefícios como transferes, seguros de saúde e acidente.

Para que tudo corra da melhor forma possível, o colégio fornece todas as orientações necessárias e realiza reuniões pré-embarque com os alunos e seus pais ou responsáveis.

Entendemos que o planejamento é fundamental para se preparar para estudar no exterior mesmo por um curto período de tempo. Por essa razão, temos programas bem estruturados e com anos de tradição e sucesso, e nos colocamos à disposição para sanar eventuais dúvidas sempre.

Inclusive, as experiências oportunizadas pelo colégio podem servir como uma espécie de teste para os estudantes que pensam em estender sua experiência no futuro, quando estiverem no Ensino Superior, por exemplo.

High School Canada

Além dessas opções de intercâmbio estudantil, o Colégio Santo Agostinho também conta com o Canadian High School: um programa de educação internacional com duração de dois anos e voltado para estudantes do Ensino Médio.

Nesse programa, os alunos têm a oportunidade de estudar parte da matriz curricular canadense, com disciplinas que não estão presentes no currículo nacional.

O High School acontece em parceria com a Atlantic Education International (AEI), de New Brunswick; uma instituição governamental Canadense, referência no mercado educacional.

Ao completar o programa e a 3ª série do Ensino Médio, o estudante recebe dupla diplomação: uma brasileira e uma canadense. Assim, passam a contar com um currículo ainda mais poderoso.

Saiba mais: Leia agora nosso guia de preparação para estudar no exterior

O Colégio Santo Agostinho tem o programa de intercâmbio estudantil completo

O intercâmbio estudantil é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de todos os jovens, uma vez que é importante para o aprendizado de um novo idioma e favorece a formação cidadã

Em pouco tempo, o aluno terá uma vivência internacional onde terá uma visão global de culturas, povos e linguagens, enriquecendo  seu conhecimento. 

Agora que você já conhece todos os benefícios do intercâmbio estudantil para os estudantes, proporcione esta experiência única para seu filho! acesse nossa página:

Guia completo – Programa Intercâmbio Cultural   

Avalie este post

Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 5]

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se na nossa Newsletter

E receba conteúdos do portal em seu e-mail

Email