Como preparar seu filho
Como se adaptar a uma nova escola?
Há vários motivos que envolvem a adaptação em uma nova escola. Quer seja quando há a mudança de um segmento […]
20/07/2022 | POR Colégio Santo Agostinho
Colaborou com este post:
Fabiana Viana
Supervisora da Educação Infantil ao 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Agostinho - Contagem
Há vários motivos que envolvem a adaptação em uma nova escola. Quer seja quando há a mudança de um segmento para outro ou de localização, quer seja porque os pais passam a poder investir mais na educação dos filhos.
Para muitos, esse momento transitório pode ser muito difícil! Por isso, os pais precisam transmitir segurança e confiança na escolha da escola e ter muita sabedoria para que a adaptação de seus filhos em uma nova instituição de ensino ocorra com tranquilidade e eles possam se tornar mais fortes, maduros e seguros.
Para saber como ajudá-los, confira as dicas que separamos para você!
Como os pais podem contribuir para que essa adaptação seja mais tranquila?
Se você é pai ou mãe e ainda não passou por uma situação como essa, saiba que é comum que os filhos tenham dificuldade em entender a mudança ou mesmo se adaptar. Por isso, podemos ouvir várias reclamações, questionamentos e comentários carregados de medo e incertezas.
Está tudo bem ser assim, pois os seus filhos estão diante de algo novo, do distanciamento iminente dos amigos, da desconexão de um local que eles já conhecem bem e no qual se sentem confortáveis.
Estar em uma nova escola pode ser doloroso, desanimador e desestimulante, e por isso mesmo esses sentimentos precisam ser acolhidos e encarados com muita naturalidade e compreensão.
O que você precisa ter em mente é que toda mudança é incômoda, principalmente para eles, que estão em pleno desenvolvimento emocional. Portanto, cabe a você ser o suporte de que eles precisam para tornar tudo mais leve e fácil.
● Reforce os pontos positivos da nova escola!
Colégios como o Santo Agostinho, em Belo Horizonte, proporcionam uma experiência educacional única e completa. Além da excelência acadêmica, os alunos contam com atividades extracurriculares e eventos diferenciados que ajudam na socialização e na formação de estudantes em cidadãos.
E são justamente esses pontos que os pais precisam levar aos filhos: novos aprendizados, a diversidade nas atividades, a possibilidade de se preparar para a profissão desejada e a oportunidade de construir novas relações de amizade.
Se você ainda não conhece esses diferenciais do Colégio Santo Agostinho, acesse nosso site e saiba por que nos consideramos “gente que forma gente”.
● Faça da escola uma aliada
O período de adaptação varia de um aluno para outro e a previsão é que esse momento possa durar até um mês. O importante é que você e a escola trabalhem em parceria, promovendo um bom acolhimento e respeitando o tempo do seu filho.
As grandes instituições, como o Colégio Santo Agostinho, possuem profissionais multidisciplinares e disponíveis para esses casos. Por isso, não hesite em solicitar ajuda. Converse com o responsável pela equipe pedagógica e peça orientações sobre a melhor forma de agir.
● Leve seu filho para conhecer a escola antes do início das aulas
O Colégio Santo Agostinho incentiva a participação da família em todo o processo educativo, e isso não seria diferente na apresentação da escola ao novo aluno. É muito importante que seu filho conheça as dependências da nova escola antes das aulas começarem. Isso ajuda a diminuir o impacto do primeiro dia de aula em um lugar diferente e com pessoas desconhecidas.
Estamos com nossas portas abertas para que pais e filhos conheçam as dependências da escola, entendam mais sobre a proposta pedagógica e acompanhem programas especiais, como Empreendedorismo e Robótica.
● Participe ativamente das atividades escolares
Além de acompanhar seu filho nas atividades escolares e dar o suporte de que ele precisa, participe das reuniões e encontros promovidos pela escola entre pais, professores e supervisores.
Isso ajuda a manter uma conexão com a nova escola e transmite aos filhos a sensação de segurança, de que você se importa com o desenvolvimento dele, além de estar próximo dos demais adultos que passam a fazer parte do seu cuidado e educação.
● Depois que as aulas começarem
Seu filho precisa sentir seu apoio constante e saber que não está sendo abandonado. Para as crianças menores, vale a pena levar objetos que as façam sentir confortáveis e seguras, e que tenham um valor especial para elas.
Em casa, o ambiente deve ser positivo e estimulante e as conversas diárias devem ser uma rotina, para que vocês, como pais, possam acompanhar de perto tudo o que ele está vivendo e sentindo.
6 dicas para você, aluno, se adaptar à nova escola
Se você está se sentindo inseguro por estar entrando em uma nova escola, não se preocupe. Como você leu até aqui, é normal se sentir assim e transições como essas podem ser muito desafiadoras.
Nós listamos algumas dicas que podem te ajudar a passar por essa transição com mais tranquilidade:
1. Conexão é tudo!
Quanto mais conectado você estiver com a escola e com as novas amizades, mais fácil e natural será sua adaptação.
Portanto, antes mesmo de começarem as aulas, conecte-se à sua nova escola por meio das redes sociais e do site, conheça suas atividades e seus espaços, e esteja aberto para tudo de bom que está por vir!
Por mais difícil que seja sair da zona de conforto e se separar da antiga escola, isso vai te fazer muito bem.
Você vai ampliar seu círculo de amizades, conhecer novos professores e novas propostas de trabalho, e isso é muito positivo para seu desenvolvimento intelectual.
2. Acredite nesta nova etapa!
Seja positivo e mantenha o foco nos benefícios, nos novos valores e aprendizados que estão chegando até você e em como você pode crescer com essa nova experiência.
Confie, principalmente, em você e tudo ficará bem!
3. Prepare-se para o primeiro dia
Nada de deixar tudo para a última hora. Prepare tudo aquilo de que você precisa com antecedência, como uniforme, materiais escolares e mochila, e informe-se sobre seus horários.
Se ainda não conhece bem as dependências da escola, aproveite a oportunidade e inicie uma conversa com outro aluno. Peça informações sobre sua sala de aula, laboratórios, quadras de esportes e outros espaços.
4. Abra-se para as novidades que vêm por aí
Se você pensa que será o único nessa situação, provavelmente está enganado, pois todos os anos as escolas recebem novatos. Esteja aberto para conversar com todos e, com certeza, o que não vai faltar é assunto! Curta o momento e se divirta!
5. Hora de estudar é hora de estudar!
Nesse começo, os professores analisam cada aluno, seu potencial e suas dificuldades.
Portanto, desenvolva uma boa relação com os professores, tenha foco e compromisso na hora de estudar.
6. Interaja! Participe de atividades fora da escola
Não restrinja sua interação ao ambiente escolar. Conecte-se com outros alunos e professores por meio de grupos de estudo e pesquisa, de esportes e eventos culturais e de outras atividades que a escola promover e que estiverem de acordo com seu gosto e estilo.
Um futuro de sucesso começa com grandes escolhas!
É preciso ser forte e ousado para inovar, evoluir e vencer os desafios que o futuro coloca diante de nós. Para que esse caminho seja percorrido com mais segurança, competência e leveza, é preciso ter ao lado uma instituição que possua essa força e essa ousadia.
No Santo Agostinho você encontra a tradição e a excelência de que você precisa para construir um futuro de sucesso. Venha conhecer toda a força da nossa proposta pedagógica, nossos valores e objetivos.
Queremos ser o apoio e a parceria de que você e a sua família precisam nesse caminho!