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Colégio Santo Agostinho

Educar para transformar

Projeto de vida no Colégio Santo Agostinho apoia alunos na definição dos propósitos pessoais e profissionais

Em atividades e aulas, equipe multidisciplinar auxilia os estudantes a elaborar estratégias para idealizar e concretizar esses planos O que […]

15/05/2024 | POR Colégio Santo Agostinho

LEITURA: 3 MIN.

Em atividades e aulas, equipe multidisciplinar auxilia os estudantes a elaborar estratégias para idealizar e concretizar esses planos

O que você quer ser quando crescer? Muitas crianças já foram indagadas dessa forma. Porém, com o passar dos anos, adolescentes e jovens começam a sentir na pele o peso de tomar uma decisão. Com o objetivo de tornar essa escolha mais clara e objetiva, os estudantes do Colégio Santo Agostinho contam com uma verdadeira rede de apoio no Ensino Médio.

A partir do ano passado, colégios públicos e privados passaram a oferecer, no plano de ensino, o chamado “Projeto de Vida”, um programa para ajudar os jovens a se conhecerem melhor e a tomarem decisões pessoais e profissionais. Cada instituição tem liberdade para definir como colocar o projeto em prática. No Colégio Santo Agostinho, o “Projeto de Vida” foi agregado ao plano de ensino.

O “Programa de Ensino – Projetos de Vida Agostinianos” reúne elementos e metodologias da tradição agostiniana, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma ‘alfabetização de futuros’ e a construção de Projetos de vida que impactem e construam uma ‘nova Cidade’.  O letramento futuro é uma proposta da  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de construção de um caminho pedagógico que mobilize e prepare para transformar a governança humana, capacitando todos a pensarem no futuro.

A área de Projeto de Vida é composta por dois eixos fundamentais que orientam as ações no espaçotempo do currículo escolar: o Programa de Ensino e a Expedição Bem na Vida. O Programa de Ensino possui habilidades, objetivos de aprendizagem, objetos de conhecimento, articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros aspectos que conduzem as ações dos/as professores/as junto aos/às estudantes. O documento possui a missão de sistematizar o carisma institucional, por meio dos pilares agostinianos, a saber: Interioridade, Vida em Comunidade e Serviço à humanidade. Esses pilares ampliam a dimensão proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê o trabalho a partir das dimensões Pessoal, Social e Profissional. O modelo de ensino- aprendizagem do Projeto de Vida Agostiniano está baseado nos quatro eixos apontados pela Unesco e que consistem em aprender a ser, conhecer, fazer e viver juntos.

Os/as estudantes são impulsionados/as a construir projetos de vida que são conectados a projetos de sociedade. O componente projetos de vida agostiniano propõe o desenvolvimento de habilidades que ultrapassam a dimensão “ensimesmada” de um projeto individual e centrado apenas no sujeito.

O projeto em prática

Os estudantes iniciaram o ano letivo formando pequenas comunidades, que serão lideradas por eles mesmos e todos, em algum momento, serão líderes. Durante esse trajeto, será iniciado um caminho de (re)escrever a própria história. Uma oportunidade de reavivar memórias, dialogar com as pessoas, relembrar fatos marcantes, estreitar laços afetivos e de descobrir fatos interessantes a respeito do seu ser no mundo.

A partir desse movimento individual e coletivo, os estudantes são motivados a levantar situações consideradas problemáticas em uma comunidade local, relacionar a situação-problema com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e construir um projeto social a partir das necessidades locais identificadas pela comunidade. A atividade visa preparar o estudante para o cuidado com a vida coletiva e com as causas presentes e futuras, ultrapassando uma perspectiva individualista de um Projeto de Vida, pois precisa estar articulado com um projeto de sociedade.

No fim do processo, os alunos vão realizar atividades de síntese, registrando os aprendizados gerados ao longo do caminho, considerando os aspectos pessoal, social e profissional. O objetivo é fazer com que esse aprendizado seja projetado na construção do próprio projeto de vida, impregnando-o de sentidos e significados transformadores.

Preparo do corpo docente

Para incrementar o modelo de aprender e ensinar, no ano passado, o Colégio Santo Agostinho instituiu um grupo de trabalho composto por professores e pesquisadores. Foram realizadas pesquisas científicas, comparações entre modelos nacionais e internacionais, além de consultoria com especialistas no tema.  Com isso, foi criado o Núcleo de Projetos de Vida Agostiniano, que é o grupo de pessoas envolvidas pelo tema e atuantes em sala de aula. O Colégio Santo Agostinho optou por não tratar o tema apenas no Ensino Médio e implantar em todos os segmentos.

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