Educar para transformar
Programa Aldeia que Educa, do Colégio Santo Agostinho, reforça integração entre família e escola
Conheça o Aldeia que Educa A parceria entre família e escola é um dos principais elementos no processo educacional. Para […]
02/08/2023 | POR Colégio Santo Agostinho
Colaborou com este post:
Aleluia Heringer Lisboa
Diretora de Educação, Relações Institucionais e ASG
Conheça o Aldeia que Educa
A parceria entre família e escola é um dos principais elementos no processo educacional. Para reforçar a importância da participação dos pais e da sociedade na educação de crianças e jovens, o Colégio Santo Agostinho desenvolveu o programa “Aldeia que Educa”.
Por meio do diálogo, presente em todas as suas iniciativas, o projeto busca uma forma de organizar a comunidade escolar para que todos possam assumir, juntos, a corresponsabilidade na construção de um ambiente seguro, pacífico, acolhedor e interessante para todos.
Assista a entrevista da Aleluia Heringer sobre o assunto:
“O Aldeia que Educa é uma comunidade em movimento, que, a todo momento, toma formatos que favorecem a comunicação e o diálogo para resolver os problemas. Assim, pretendemos mostrar que o diálogo e a diversidade de pensamentos e ideias de seus diversos integrantes ajudam o mundo a viver melhor”, explica Aleluia Heringer, diretora de Educação, Relações Institucionais e ASG (Ambiental, Social e Governança) do Colégio Santo Agostinho.
Por que o nome Aldeia que Educa?
O nome do projeto é alinhado ao pacto educativo global proposto pelo Papa Francisco, que trouxe a inspiração do provérbio africano que diz “é preciso toda a aldeia para educar uma criança”. Aleluia Heringer explica que a palavra “aldeia” foi escolhida por ser uma forma comunitária de resolver problemas e construir soluções, buscando o bem comum.
“Vivemos um tempo de alta complexidade e a comunidade escolar não está isolada; ela é parte da comunidade. Afeta e é afetada por ela. Sendo assim, um ambiente de respeito mútuo, confiança e de paz é o mais adequado para integridade emocional de nossas crianças. Buscamos a colaboração efetiva e a corresponsabilidade da educação facilitando o diálogo da instituição com todos os públicos da comunidade escolar”, destaca a diretora do Colégio.
Iniciativas do projeto
O programa, que começou a ser implantado no 2º semestre de 2021, abrange diversas ações de relacionamento com a comunidade educativa, atuando a partir da identificação, articulação e potencialização de projetos por meio da escuta e do cuidado de pais, alunos e professores.
1- Artesãos da Paz
Dentro do Aldeia que Educa, foi criado o grupo “Artesãos da Paz”, que é formado por pais, mães ou responsáveis, convidado pela escola para atuar como um facilitador do diálogo entre a escola e as famílias em assuntos coletivos e que visem o bem comum.
“Sempre que houver a necessidade de esclarecer pontos que gerem dúvidas coletivas, que afetem a harmonia ou gerem desassossego sobre temas comuns, o Artesão da Paz pode e deve atuar nesses casos”, explica Aleluia.
2- Roda de Conversa
O Aldeia que Educa possui um projeto de “Roda de Conversa”, que tem por objetivo ampliar o diálogo com a comunidade educativa de forma sistemática, com regularidade, dentro de um ambiente de confiança e confidencialidade, a fim de estreitar os laços e construir a melhor escola possível para se conviver na perspectiva de cada público que compõe essa grande aldeia.
O projeto abrange temas como os dilemas que as crianças e jovens vivem e que educadores e adultos têm a obrigação moral de ajudá-los; os limites de atuação da família e da escola; a interferência saudável na formação integral dos estudantes; o envolvimento da comunidade no fortalecimento de uma cultura ecológica e de partilha, entre outros.
3- Aldeia em Ação
Também faz parte do programa o “Aldeia em Ação, que busca ampliar a visão de educação integral e integrada da família. Por meio da produção de conteúdo, palestras e rodas de conversa sobre temas e questões sensíveis, que emergem de fenômenos sociais contemporâneos, é oferecido um ambiente de confiança para que toda comunidade educativa obtenha informação, conhecimento e troca de experiências.
“Todas as iniciativas do Aldeia que Educa propõem criar uma escola mais aberta e inclusiva por meio de conteúdos relevantes, distribuídos em diversos formatos e canais, como podcast e videocast em plataformas de streaming, além das rodas de conversas. São reflexões sobre temas pertinentes à educação de uma maneira humana, acessível, em rede e com proximidade às famílias e os educadores”, enfatiza Aleluia.
Saiba mais sobre o programa pelo site aldeiaqueeduca.santoagostinho.com.br.