BLOG

Colégio Santo Agostinho

Como preparar seu filho

Como se preparar para o Enem? Ainda há tempo!

Ainda não começou a se preparar para o Enem? Corre que ainda dá tempo. Neste artigo trouxemos dicas para te ajudar nesse processo.

27/07/2022 | POR Colégio Santo Agostinho

LEITURA: 6 MIN.
José Márcio Sant'Anna

Colaborou com este post:
José Márcio Sant'Anna
Supervisor da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho - Belo Horizonte

Para se preparar para o Enem, é necessário dedicação e disciplina, já que milhares de estudantes estão concorrendo a vagas em universidades através dessa prova de qualificação.

O Enem é um exame criado para avaliar o desempenho do estudante no final do Ensino Médio e também para aqueles que já o concluíram em anos anteriores. Por meio dele, é possível conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade federal ou mesmo em instituições privadas.

Para alcançar o êxito nessa prova, é primordial que você se organize e tenha clareza quanto aos objetivos e às suas metas para o futuro. Pensando nisso, produzimos este post para te ajudar!

Como começar a estudar?

Como o Enem é uma prova muito extensa, com 180 questões divididas em dois dias de exame e que ainda conta com a produção de uma redação, é essencial se planejar com certa antecedência.

Com muita dedicação e organização, você conseguirá estudar todos os temas necessários e tentar manter o controle emocional, que influencia muito no dia da prova.

O autoestudo é uma das formas mais eficientes de se concentrar para a elaboração das provas do Enem, portanto, é importante que você saiba qual é o melhor método de ensino que se adeque à sua realidade. Vale lembrar que não há método melhor ou pior, apenas diferente — indicado para cada estilo de aprendizagem.

Neste post trazemos algumas dicas importantes para você estudar tanto sozinho quanto com aquela ajuda extra tão necessária.

Bons estudos!

9 dicas de estudo para se preparar para o Enem

Como dissemos, planejamento e organização são essenciais para conquistar qualquer tipo de meta ou objetivo. Logo, para alcançar a tão desejada nota no Enem, não seria diferente.

Veja as nossas dicas abaixo e se prepare para se dar bem na prova!

1. Comece com uma agenda

Para você ter mais organização nos seus dias, conte com a ajuda de uma boa agenda. Dessa forma, você poderá planejar o seu dia, de acordo com os seus compromissos, e, assim, tentar ter mais tempo para tudo: estudar, revisar, pausas e lazer!

Coloque todos os mínimos detalhes na agenda, pois, assim, entenderá onde está falhando ou em quais matérias tem demorado mais e precisa de uma ajuda extra.

No final do dia, confira se realizou todas as atividades a que se propôs e já se planeje para o dia seguinte! Não deixe acumular tarefas para não gerar uma bola de neve.

2. Plano de estudos

Após entender a sua rotina como um todo e analisar quanto tempo você tem disponível para se dedicar totalmente aos seus estudos diários, monte um plano para eles.

Com um planejamento de estudos bem estruturado, você conseguirá perceber quais matérias precisarão de mais dedicação e em quais tem facilidade. Assim, poderá se dividir entre disciplinas e nortear todos os seus estudos, evitando excluir ou esquecer algum tema importante que possa estar na prova do Enem.

3. Separe as matérias

É normal não ter facilidade em todas as matérias, por isso é importante que você separe os seus dias de estudos intercalando as disciplinas em que tem mais facilidade e aquelas em que tem uma dificuldade maior.

Assim, você consegue transformar todo o seu tempo disponível em momentos produtivos. Para isso, analise quais são os conteúdos que lhe parecem mais complexos e dedique mais tempo a ele. Caso precise, peça ajuda aos professores e aos amigos para que não se perca na procrastinação ou na ociosidade.

4. Local para o seu estudo

Para ter calma e aprender os diversos assuntos que são solicitados no Enem, é necessário que você tenha um local que favoreça o seu momento de dedicação aos estudos.

Esse local deve ser arejado, iluminado, sem ruídos externos que possam te distrair, e contar com uma mesa e cadeira que sejam adequadas para você e sua estatura. Além disso, precisa estar organizado e arrumadopara que você não perca tempo no seu dia a dia.

5. Atenção ao edital da prova

O Enem é uma prova de caráter oficial que exige muitas regras para serem cumpridas, tanto no dia da realização do exame quanto para validar a aprovação de um candidato.

Ao estudar o edital dos anos anteriores, você conseguirá se preparar para o Enem de forma mais positiva e, assim, se familiarizará com a estrutura da prova.

Mas lembre-se de que o edital atual (do ano em que você irá fazer a prova) é divulgado no calendário oficial do site do INEP.

6. Estratégias de aprendizagem

Para criar ritmo e frequência de estudos, é muito importante que você se dedique a algumas estratégias de aprendizagem. Elas são essenciais para aprender muitos conteúdos em pouco tempo.

Colegio Santo Agostinho Saiba Como Se Preparar Para O Enem

  • Resumos, dissertações, fichamentos e questionários – São as formas mais antigas de estudos e as que ainda dão os melhores resultados. Não se trata de memorizar, mas de compreender, a partir de suas próprias palavras, os conteúdos aprendidos durante as aulas. Ideal para as disciplinas da área de humanas.
  • Mapas mentais e conceituais – Essa estratégia consiste em selecionar as palavras-chave e desenhar quadros hierarquizados, por ordem de importância.
  • Estudo de caso – Análise de uma situação real com base na teoria passada pelo professor, ideal para desenvolver habilidades de análise, interpretação e síntese.
  • Bateria de exercícios comentados – Essa estratégia consiste em três passos: 1. resolver os exercícios propostos; 2. corrigi-los com o auxílio do professor; 3. comentar por escrito cada um dos exercícios. Você poderá fazer isso com post-its coloridos ou canetas coloridas. Ideal para quem tem dificuldade na área de exatas.
  • Autoexplicação – Quando você explica para si mesmo acerca de um determinado tema estudado. Esse tipo de estudo poderá ser realizado tanto por meio de livre dissertação quanto por exposição oral. Há também quem aproveite para gravar podcasts e ouvir posteriormente.

Faça todas as adequações necessárias para que esse processo seja valioso para você!

7. Responda questões das provas anteriores

Conhecer a estrutura da prova vai ajudá-lo(a) a criar e desenvolver uma estratégia própria para responder às questões. Dessa forma, você conseguirá alcançar a almejada aprovação no Enem de forma mais tranquila e estará preparando o seu cérebro para enfrentar questões muito longas e cansativas.

Quando você for responder às questões das provas anteriores, aja como se fosse um simulado real e pense que aquela nota será contabilizada de alguma forma. Assim, entenderá o seu nível de conhecimento e onde precisa melhorar.

Caso tenha interesse, neste no Guia do Estudante você tem acesso a todas as provas anteriores do Enem, disponíveis para quando quiser!

8. Faça pausas

As pausas para descanso são fundamentais para que você mantenha um equilíbrio mental e servem para ajudar na memorização e na aprendizagem do conteúdo que está sendo estudado de forma mais qualitativa!

Normalmente, sugerimos uma pausa de 15 minutos entre cada tópico estudado. Assim, você poderá levantar e tomar uma água para se distrair e estimular a criatividade e concentração para o próximo tópico.

Porém, cada pessoa funciona de uma maneira única, portanto, é importante que você conheça os seus limites e entenda o tempo de descanso que seja ideal para você.

9. Treine a redação

Você só aprende fazendo, portanto, para produzir redações nota 1.000, precisa praticar a escrita recorrentemente. Além disso, é primordial que conheça as normas ortográficas e gramaticais.

Para ajudar com o seu repertório de linguagens e com o seu vocabulário, aposte no hábito da leitura. Assim, você treinará o seu cérebro para pensar mais rápido e também na sugestão de sinônimos no momento da produção desse texto.

Você deve ter em mente que o domínio sobre a estrutura textual é imprescindível. Você demonstrará esse conhecimento no projeto de texto, no qual todos os elementos textuais se articulam de maneira efetiva.

Além disso, é preciso acompanhar jornais e notícias do mundo para entender o que está acontecendo na atualidade, pois algum desses conteúdos pode cair como tema de redação.

10. Na véspera da prova, relaxe!

Você se preparou, estudou muito e deu o melhor de si. Por isso, procure descansar na véspera da prova. Tenha diversões leves em família, beba água e alimente-se bem, de forma equilibrada.

Procure dormir cedo. No dia seguinte, você terá um dos maiores desafios de sua vida: o Exame Nacional do Ensino Médio, que avaliará seus conhecimentos e, com esse resultado, você terá acesso ao Ensino Superior.

Santo Agostinho como solução para você se preparar para o Enem

O Colégio Santo Agostinho está sempre preocupado em cumprir a missão de preparar, formar e educar os seus alunos, e por isso ele tem tudo aquilo de que você precisa para alcançar a tão sonhada vaga na universidade por meio do Enem.

Colegio Santo Agostinho Dicas Preparar Para O Enem

Para encorajar você nesta nova etapa de estudos, produzimos um planner para organizar toda a sua agenda de aprendizagem.

Baixe agora o nosso planner exclusivo e bons estudos!

Avalie este post

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 3.7]

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se na nossa Newsletter

E receba conteúdos do portal em seu e-mail

Email