Sem fronteiras
Educação Bilíngue: ensino que abre fronteiras para o mundo
Ensino estimula o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do estudante com conteúdos de outras disciplinas em um idioma adicional.
30/05/2023 | POR Colégio Santo Agostinho
Colaborou com este post:
CLARISSA AZEREDO
Supervisora de Relações Internacionais do Colégio Santo Agostinho
Ser capaz de desenvolver as quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) em uma língua não nativa é um desafio para a socialização e integração do indivíduo num contexto global. Considerado o idioma universal, o inglês abre fronteiras para a Educação Bilíngue na escola e promove a construção de redes de comunicação entre as pessoas ao redor do mundo.
De acordo com o levantamento realizado pelo British Council, apenas 5% da população brasileira sabia se comunicar em inglês. Desses, somente 1% possuía a fluência na língua. Em 2022, segundo uma pesquisa da Education First, o Brasil ainda tinha uma pontuação muito baixa, ficando na 58ª colocação entre os 100 primeiros países.
Diante disso, a procura por escolas que ofereçam uma educação, e promovendo uma abordagem ampla e integral, desde as primeiras fases do ciclo escolar, tornou-se uma demanda crescente no país. Hoje, a aprendizagem de uma língua adicional é uma oportunidade de desconstrução de fronteiras entre países.
Como funciona a Educação Bilíngue no Colégio Santo Agostinho
A Educação Bilíngue é alinhada à matriz curricular brasileira, porém, com conteúdos das ciências lecionados de maneira complementar, em português e inglês. As escolas com programas bilíngues seguem os parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), diferentemente das escolas internacionais, que seguem o currículo do país vinculado.
O foco principal da abordagem é ensinar por meio de experiências concretas, a fim de aprofundar-se no idioma. Isso inclui atividades exploratórias e investigação dos conceitos-chave das ciências aplicadas.
“O inglês não é somente o fim, mas um meio para aprendizagem de outros conteúdos. Em contextos diversos, o aluno assume o protagonismo do processo de aprendizagem e desenvolve outras competências, como colaboração, solução de problemas, criatividade e pensamento crítico”, explica Clarissa Azeredo, supervisora de relações internacionais do Colégio Santo Agostinho e escolas gratuitas agostinianas.
A Educação Bilíngue na escola é uma demanda do mundo globalizado e, segundo Clarissa, a abordagem de ensino fomenta o desenvolvimento de competências não somente cognitivas, mas também socioemocionais, inseridas no contexto escolar.
O papel da Educação Bilíngue na formação integral do aluno
A Educação Bilíngue potencializa o desenvolvimento cognitivo e as habilidades de concentração do aluno, além de auxiliar as conexões neurais do cérebro. Ao aprender em um segundo idioma desde a Educação Básica, o aluno desenvolve habilidades e novas conexões cerebrais que o acompanharão por toda a vida.
Isso acontece porque o cérebro dos bilíngues desenvolve funções executivas aprimoradas que ajudam a realizar tarefas mais facilmente, permitindo focar melhor naquilo que é importante.
Dessa forma, a Educação Bilíngue possui ainda vários outros benefícios, como:
- facilitar a memorização;
- retardamento dos sintomas de doenças cerebrais, como o Alzheimer;
- desenvolvimento da capacidade multitarefas;
- aprimoramento da capacidade de tomar decisões.
“O ensino bilíngue estimula habilidades metalinguísticas, aprimorando a capacidade verbal e espacial do aluno. Ele amplia as oportunidades de desenvolvimento nos campos pessoal, educacional, cultural e profissional”, completa Clarissa.
Da sala de aula para o mundo
No Colégio Santo Agostinho, promovemos uma Educação Bilíngue que é o caminho para uma aprendizagem alinhada aos desafios que nos são colocados nesses novos tempos.
Nossa metodologia desenvolve habilidades socioemocionais, como pensamento crítico, solução de problemas, trabalho em grupo, colaboração, cooperação e criatividade, enquanto introduzimos conteúdos de outras disciplinas na língua adicional.
Então, você acha que este artigo contribuiu para você? Assista ao nosso vídeo especial sobre a Educação Bilíngue no Colégio Santo Agostinho e saiba ainda mais!
Compartilhe com seus amigos e familiares. Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber novidades diretamente em seu e-mail. Até breve! 🙂
Avalie este post
Comentários
3 comentários.
A educação bilíngue é somente para o fundamental 1? Tenho muito interesse,mas acredito que não há essa possibilidade para alunos do 7 ano.
Oi, Lucilla! Sim, atualmente, nosso programa de educação bilíngue alcança até o 5º ano do Fundamental I.
Nas unidades Belo Horizonte (bairro Santo Agostinho) e Nova Lima, temos o High School Canada, que é um programa de educação internacional para o Ensino Médio. Você pode conferir mais informações em nosso site.
Um abraço!