BLOG

Colégio Santo Agostinho

Escola XXI

Educação Digital: aprendendo o uso consciente da tecnologia

Para uma formação integral no mundo digital, é preciso unir valores e ética à tecnologia.

10/06/2020 | POR Colégio Santo Agostinho

LEITURA: 5 MIN.
DÉBORA REIS

Colaborou com este post:
DÉBORA REIS
Supervisora Pedagógica (6º e 7º anos do Ens. Fundamental) do Colégio Santo Agostinho - Nova Lima

A alfabetização digital é um programa de educação voltado para a introdução dos dispositivos digitais (computadores, celulares, tablets e outros mais) com seus signos e sinais, além da formação dos estudantes para as habilidades de usar, entender e – mais importante – avaliar e integrar as informações disponíveis no mundo virtual, como a educação digital.

O termo se tornou bastante comum após a publicação do livro Digital Literacy, de Paul Gilster, que, embora não tenha inventado o termo, foi um dos responsáveis por globalizá-lo a partir do final dos anos 1990.

No livro, Paul explica que a alfabetização digital é dividida em quatro competências, são elas: a capacidade de procurar e encontrar informações na internet; conseguir navegar por meio dos hipertextos; conseguir reunir informações e a capacidade de avaliar se um conteúdo é confiável.

Mas, afinal, por que a alfabetização digital na escola é tão importante para os alunos neste novo contexto da educação por meios digitais? Aqui neste artigo, você vai saber também como essa iniciação auxilia as crianças e jovens a se desenvolverem não só como estudantes, mas também como pessoas!


Alfabetização digital em meio à pandemia

O distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus fez com que todas as escolas suspendessem as aulas presenciais. Dessa forma, as instituições de educação que conseguiram dar continuidade às atividades de maneira virtual tiveram que se reinventar para garantir que isso acontecesse.

A adaptação emergencial aos estudos online pode ter surpreendido instituições e estudantes que possuíam pouca familiaridade com o ambiente digital. Mas comprovou que, em um mundo onde a internet é uma importante parceira na manutenção das relações, a alfabetização digital também é extremamente valiosa na preparação dos estudantes.

Segundo Débora Reis, professora e supervisora pedagógica do Colégio Santo Agostinho – Unidade Nova Lima, as crianças têm certa facilidade e aprendem mais rápido na era do digital, mas como elas ainda são imaturas e precisam dos pais para muita coisa, pode haver um choque com essa mudança do aprendizado presencial para o online.

Ainda de acordo com a supervisora, as escolas têm evoluído bastante e estão se aperfeiçoando ainda mais nesta nova fase da educação digital.

“Evoluímos muito tecnologicamente com os desafios que este momento nos impôs. Sabemos agora quais formatos se encaixam melhor para cada necessidade pedagógica. Por exemplo, as lives são ótimas para tirar dúvidas e exigem bastante interação dos alunos”, pontua a supervisora.

Para ela, a transformação digital forçada por conta da pandemia causou muitas dificuldades no começo do período de quarentena, mas as escolas que já possuíam um projeto de alfabetização digital em curso com seus alunos, como o Colégio Santo Agostinho, conseguiram amenizar os impactos no processo de aprendizagem.

Ética na alfabetização digital

Para a supervisora Débora, a alfabetização digital anda de mãos dadas com a formação de caráter e a ética. Isso porque a tecnologia pode ser utilizada de maneira descontrolada e agressiva.

“Primeiro, precisamos olhar para o aluno como sujeito social e só depois desenvolver as capacidades tecnológicas que ele tem. É fundamental ensinar os alunos a usarem a tecnologia com consciência e ética”, pontua.

Segundo ela, esse momento de distanciamento testa muitas vezes as questões éticas do aluno: se ele está realmente vendo as aulas, se não está “colando”, se está interessado em aprender. “Sem a formação humana, a tecnologia não avança”, conclui a supervisora.

Projeto Boas Escolhas Online

O Colégio Santo Agostinho percebeu que existia uma necessidade grande de educar os alunos no universo do digital, por isso, criou o Projeto Boas Escolhas Online para oferecer orientação sobre o uso responsável da internet e das redes sociais.

“Selecionamos alguns alunos dentro da instituição e começamos a fazer ações na internet e fora dela, informando sobre leis, o que é certo e o que é errado, exposição em excesso e outros pontos importantes dessa relação com o mundo virtual”, explica a supervisora.

Os alunos escolhidos passaram a educar os próprios colegas, ajudar os mais novos, compartilhar os aprendizados sobre as leis, chegaram até a ir em outras escolas para trabalhar essa conscientização.

Desafios na educação digital

Implementar a educação digital em uma escola está bem longe de ser uma tarefa fácil. Em um primeiro momento, precisamos levar em conta que não são todas as instituições que possuem uma estrutura favorável, por conta das desigualdades econômicas e sociais do país.

De todo modo, as escolas precisam compreender que existe uma diferença entre possuir computadores e tablets nas instituições e de fato conseguir alfabetizar digitalmente seus alunos.

Por isso, para realizar um programa de educação digital como este, é preciso levar em conta:

Profissionais preparados

Sabemos que não são todos os professores que estavam preparados para lecionar, de uma hora para outra, a partir de uma plataforma online. É preciso ter atenção especial à preparação deles quanto às dificuldades impostas em um processo de ensino-aprendizagem virtual. No Colégio Santo Agostinho, durante os primeiros 40 dias do isolamento social, foram 655 horas dedicadas à capacitação e formação de professores em metodologias e plataformas digitais.

Análise de dados

Da mesma forma, não basta apenas contar com uma plataforma online sem a devida análise das informações geradas pelas interações dos alunos. Por exemplo: dados como o tempo gasto pelo aluno em uma atividade, hábitos e horários de realização das atividades e o volume de interações e acesso à plataforma são muito importantes para professores e escolas.

Esses dados podem se transformar em informações estratégicas para o programa pedagógico em curto, médio e longo prazo. E como a escola pode responder a essas análises? Se ela sabe, por exemplo, que 60% dos alunos de uma sala têm dificuldade em entender determinado conteúdo, o professor tem muito mais condições de ajudá-los.

Alfabetização digital para a família

Por último, mas não menos importante, um dos desafios da alfabetização digital é o acolhimento que precisa envolver não só escola e aluno, mas também a família.

Segundo a supervisora Débora, muitos pais têm dificuldade em acessar uma plataforma online e compreender o que ela realmente consegue fazer pela educação do filho. Por isso, a alfabetização digital também precisa abraçar os pais, para que todos possam tirar melhor proveito dessa metodologia.

Educação digital no dia a dia da escola

Apesar de termos trazido o contexto da pandemia para ilustrar e corroborar a importância da educação digital, ela não está limitada apenas a este período.

Para a supervisora pedagógica, a condição do distanciamento está fazendo a escola evoluir ainda mais em muitos aspectos e, provavelmente, as plataformas online, as análises estratégicas, videoaulas e os outros formatos deverão ser uma realidade mais comum daqui para frente nas instituições de ensino.

“Estamos enxergando muitas vantagens em utilizar as estratégias da educação digital, e não temos como retroceder. O próximo passo agora é aprimorar. Devemos usar menos a tecnologia em coisas burocráticas e mais em dados e informações para os educadores, alunos e famílias”, ressalta a supervisora.

Dicas de como tirar melhor proveito da educação digital

Diante da importância da educação digital em quaisquer cenários, oferecemos aos pais e alunos dicas para tirar o melhor proveito desse tipo de experiência educacional

Familiarizar

O primeiro passo é familiarizar com o universo digital, conhecer a plataforma da escola, o que ela oferece, o que ela pode melhorar, o que ela cobra, como os professores a utilizam e o que eles esperam do aluno.

Organizar

Assim como qualquer metodologia de ensino e aprendizagem, é preciso organização. Por isso, foque em organizar tudo que está exposto nas plataformas online.

Muitas delas contam com verificações, na qual apontam que uma atividade foi realizada. Mesmo assim, anote-a no caderno, faça anotações sobre a atividade, o caderno ainda é uma ótima ferramenta e deve ser usado.

Aproveitar

E não se esqueça de aproveitar os benefícios do ambiente digital. Muitos exercícios podem ser baixados, revistos, repetidos inúmeras vezes… faça uso de tudo! Aproveite as ferramentas!

A educação digital na escola

O distanciamento social forçou uma adaptação inesperada a pessoas e instituições que ainda não estavam na trilha da transformação digital, por isso, uma série de dúvidas e dificuldades surgiram naturalmente.

Mas sabe-se que a educação digital é um processo evolutivo e deverá ser melhorada ainda mais daqui pra frente. E a alfabetização digital é a base para tudo isso, sempre aliando uma formação integral, baseada em valores e ética, com a melhor tecnologia disponível.  

Gostou deste artigo? Compartilhe com outros pais e mães e vamos juntos cuidar das nossas crianças e jovens. Aproveite e assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este diretamente em seu e-mail. Até o próximo artigo! 🙂

 


Avalie este post

Click to rate this post!
[Total: 5 Average: 4.4]

Comentários

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se na nossa Newsletter

E receba conteúdos do portal em seu e-mail

Email