BLOG

Como Preparar Seu Filho

criança desenhando

Aprendendo a aprender

6 atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil em casa

Confira nossas dicas de atividades que também promovem o desenvolvimento das crianças para o período de distanciamento social.
duda-marinho Colaborou com este post:
DUDA MARINHO
Supervisora Pedagógica (Educação Infantil) do Colégio Santo Agostinho – Nova Lima

 

A criança tem o direito a brincar garantido tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257). A brincadeira, protegida por lei, tem como o objetivo ajudar no desenvolvimento social e mental da criança, em especial as atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil.

Assim, devido ao isolamento social a que estamos sendo submetidos, muitos pais terão que aumentar a presença diária na educação dos filhos, tendo que colocar em prática o uso de atividades lúdicas que também promovam o desenvolvimento infantil. Dessa forma, se você é um pai ou mãe que está nesse desafio, separamos algumas dicas que vão ajudar você, confira!

Atividades lúdicas para desenvolvimento infantil

De maneira simples, atividades lúdicas são brincadeiras e jogos que vão ajudar no desenvolvimento das crianças. Para a supervisora pedagógica do Colégio Santo Agostinho – Unidade Nova Lima, Duda Marinho, é possível ensinar tudo para uma criança.

“O lúdico é a linguagem com que a criança compreende e percebe o mundo. Quando a gente faz em casa ou na escola com a criança, um jogo simbólico é a forma como ela vai entender o mundo”, explica.

Dessa forma, a supervisora ainda ressalta que as atividades lúdicas para desenvolvimento infantil ajudam a melhorar as habilidades físicas, sociais e até mentais, afinal, vai impactar diretamente no desenvolvimento da criança em sala de aula.

Atividades lúdicas em casa

Agora que compreendemos a importância que as atividades lúdicas têm para o desenvolvimento infantil, podemos exemplificar algumas dessas modalidades, principalmente para se fazer em casa, já que, no momento, pais e filhos estão por mais tempo juntos.

De acordo com Duda, esse trabalho realizado em casa influencia nas questões psicológicas, físicas e sociais, pois as crianças estão isoladas dos colegas de escola.

“O lúdico tem uma intenção pedagógica, é importante manter isso em casa, para elas continuarem se desenvolvendo neste período”, conforme pontua Duda.

Seguem alguns exemplos para você adaptar em sua rotina.

Desenho

Uma das primeiras atividades lúdicas para desenvolvimento infantil que muitas crianças têm contato é o desenho. Essa clássica prática estimula as habilidades motoras da criança, ajudando-a a se expressar e ainda melhorando o estímulo criativo e a autoestima.

Assim, se a criança enjoar ou não gostar de desenhar, também é possível lidar com recortes e montagens de revistas e jornais.

Música

Assim como o item anterior, trabalhar com a música é um clássico muito eficaz. Quando a criança sente vontade de cantar alguma música de que gosta, ela trabalha o desenvolvimento social e motor.

Além disso, é claro, ela dá os primeiros passos na arte de aprender música e, quem sabe, demonstrar interesse para entrar em uma aula de canto ou de algum instrumento.

Teatro

O teatro é uma atividade lúdica que pode ser aproveitada de diversas formas. Em casa, os pais podem atuar como outros personagens ou até fazer o uso de fantoches, objetos que costumam atrair, e muito, a atenção das crianças.

Mas lembre-se: a brincadeira é da criança, portanto, os pais são coadjuvantes que auxiliam para que ela possa trabalhar a fala, a gesticulação e a imaginação.

Dança

Para a supervisora do Colégio Santo Agostinho, a dança também é uma ótima forma de desenvolver a parte motora da criança. Neste período de quarentena, pais podem colocar algum vídeo de dança na televisão e se movimentarem junto com a criança, transformando mais ainda o momento de diversão.

Dessa forma, o melhor de tudo isso é que, além de ajudarem as crianças com uma brincadeira saudável, os pais também praticam exercícios.

Massinha

Uma das atividades favoritas das crianças são as famosas massinhas de modelar. Assim como os desenhos, essa brincadeira trabalha a concentração, coordenação motora e a imaginação.

Então, para aquelas crianças mais crescidinhas, é possível ensinar ainda com as massinhas sobre as cores, letras, números e até formas geométricas.

Telefone sem fio

Ciente de que algumas famílias são maiores do que outras, uma das atividades lúdicas para desenvolvimento infantil que podem ser aplicadas neste período é o famoso telefone sem fio.

No entanto, Se você não se lembra dessa brincadeira tão divertida, aqui vai a dica: alguém conta alguma frase para outra pessoa, de modo que apenas ela escute. A frase será repassada para todos que estão brincando. O resultado será visto quando a última pessoa receber a mensagem, que deverá estar modificada.

Dessa forma, a brincadeira rende muitas gargalhadas e ainda por cima trabalha a audição, oralidade, fala e a memória da criança.

Atividades físicas são atividades lúdicas?

E a resposta é: sim! Atividades físicas também são atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento infantil, principalmente aquelas brincadeiras que envolvem o trabalho em grupo, como futebol, handebol, vôlei, queimada e até a dança e a brincadeira do telefone sem fio, como mencionamos anteriormente.

Segundo a supervisora Duda, as atividades em grupo fortalecem o desenvolvimento social da criança, especialmente para que ela saia daquele período de egoísmo, bastante comum nos mais pequenos, por eles estarem acostumados a ser o ponto principal das atenções dos pais e da família.

“Jogos e brincadeiras coletivas são muito importantes, pois vamos conseguir ensinar para as crianças a perceber o outro coleguinha e também a seguir regras”, pontua.

Qual a importância das atividades lúdicas em tempos de pandemia?

Crianças, jovens, adultos e idosos precisam ficar atentos às atividades neste período de confinamento. Este afastamento forçado pode causar desconforto e sentimentos conflitantes, como cansaço, desânimo, estresse e até depressão.

Sobretudo para as crianças, as atividades lúdicas para desenvolvimento infantil surgem como ótima válvula de escape, ajudando-as a manter o crescimento social e físico.

Uma ótima dica é a criação de um cronograma para que a criança não sinta a mudança, por estar longe dos professores e amigos e, ainda, sem poder sair de casa.

Para Duda, uma forma de conciliar o home office com presença da criança em casa é tornar lúdica uma atividade que é rotineira.

“Preparar junto com a criança o lanche, o bolo, o café da manhã e até o almoço pode ser atividade lúdica. A criança sentir a textura dos ingredientes, como uma simples farinha de trigo, pode ajudá-la em vários aspectos”, acrescenta.

Atividades lúdicas para desenvolvimento infantil em casa

Neste período de isolamento social, pais estão tendo que intermediar os seus trabalhos com o desenvolvimento dos seus filhos e, ainda, as tarefas domésticas, o que pode ser uma verdadeira batalha.

No entanto, é possível, sim, facilitar esse processo, por meio de conhecimento e organização, como explicamos para você.

Assim, se executado bem, esse isolamento social pode ser atravessado de maneira criativa, que vai melhorar a qualidade de vida do seu filho e da sua família, evitando problemas como estresse, cansaço e outros mais.

As atividades lúdicas são uma ótima estratégia! Tanto para os pais quanto para os filhos, trabalhando as questões físicas, sociais e mentais. Faça uso delas! Gostou deste artigo? Em breve, traremos mais novidades. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que o Colégio Santo Agostinho está produzindo especialmente para você.

Avalie este post

[Total: 10    Média: 4.8/5]

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editorias

Posts mais lidos

Newsletter